O nascimento do Rate Shopper
O case da Predacta com a RMView
Confira como criamos um sistema para coleta e análise de preços da concorrência para o segmento de hotelaria, com diferentes recortes temporais, que permite que a RMView promova rentabilidade máxima para seus clientes através de estratégias de precificação inteligentes e orientadas a dados.
O desafio
A RMView, consultoria de RM (revenue management) com clientes como Meliá e Blue Tree Hotels, elabora previsões de demanda (forecast) e sugere estratégias de precificação baseadas em dados internos e de mercado, ajudando redes hoteleiras a tomar as melhores decisões e potencializar ao máximo a rentabilidade de suas estadias.
A empresa procurou a Predacta por nossa expertise em coleta e análise de dados, na intenção de complementar seus serviços de inteligência de precificação implementando uma visão mais consolidada da concorrência de seus clientes, estruturando informações públicas third-party disponíveis na internet e plugando-as à sua ferramenta já existente.
Com essa provocação em mente, reunimos nossos desenvolvedores e arquitetos de informação para criar uma solução que não apenas fornecesse os dados desejados, mas que pudesse trazer atualizações com um recorte mínimo diário que atendesse o dinamismo desse mercado.
A solução
Através da metodologia de web scrapping, que basicamente consiste em minerar e extrair dados de sites na web para posteriormente transformá-los em informações estruturadas para análise, iniciamos o nosso trabalho mapeando sites de reserva de hotéis e pousadas que forneciam de maneira pública a precificação desses estabelecimentos. Encontrando nossa fonte de dados, iniciamos os testes de captura e estruturação.
Mas como dissemos anteriormente, o maior desafio estava não apenas na estruturação de dados, mas na tabulação e atualização dinâmica – isso porque as redes hoteleiras estão constantemente modificando sua precificação de acordo com a ocupação e datas sazonais.
Superadas essas primeiras etapas e encontrando a melhor maneira de fazer uma varredura diária desses dados, como acordamos com a RMView, partimos para a integração do nosso sistema de captura e estruturação com a ferramenta pré-existente da empresa. E após uma série de testes e ajustes do ponto de vista de front-end, para facilitar a leitura e análise de todas as informações, o projeto foi entregue.
Somando os dados de precificação dinâmica da concorrência aos algoritmos de IA e machine learning da RMView, nosso parceiro agora é capaz de oferecer muito mais inteligência para seus clientes, evitando um gigantesco trabalho manual, agregando mais uma camada de informações para as tomadas de decisão e possibilitando a maximização de lucros em suas estadias.
Tem interesse em saber mais?
Acesse aqui a página da Predacta, nos conte um pouco mais sobre o seu desafio e entraremos em contato para discutirmos e chegarmos na melhor solução personalizada para a sua empresa!